A Oeiras Marina, equipamento gerido pela Oeiras Viva E.M., deu início à Expedição Lusitânia no passado domingo, dia 27 de março.
Foi realizada a bênção dos veleiros pelas 15h no nosso Porto de Recreio, com a especial atuação do Quinteto ''5 n'1 Sopro''.
Na cerimónia foi possível contar com a presença do Presidente da Oeiras Viva E.M., o Presidente da Associação David Melgueiro, o Presidente da Associação Nacional de Cruzeiros, o Presidente da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada, o representante do Presidente da União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, assim como várias personalidades ligadas à Marinha.
Esta Expedição irá replicar "o mais fidedignamente possível" o percurso de Sacadura e Gago Coutinho, respeitando dentro do possível as datas de partida de Lisboa e de chegada ao Rio de Janeiro.
Uma flotilha de veleiros, propriedade dos sócios das associações, aceitaram o desafio e nove veleiros, de 10 a 12 metros de comprimento, num total de 30 tripulantes, deixam Lisboa no próximo dia 3 de abril, da Torre de Belém.