Desporto

A Oeiras Viva EM, é responsável pela gestão de diversos equipamentos. Aqui pode encontrar quais as características dos pavilhões.

Escola de Vela "Oeiras Marina"

A Oeiras Viva, no âmbito da II Feira Náutica “Mar & Vento”, apresentou a Escola de Vela Oeiras Marina, junto ao cais da receção da Oeiras Marina.

Esta iniciativa deu a conhecer o projeto com a assinatura do velejador Olímpico Nuno Barreto, suas valências, embarcações e o programas de atividades.

Esta cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Vela, José Nunes Leandro, que entregou o certificado de escola à Oeiras Viva.

Coordenação - Nuno Barreto

"O desafio de coordenar uma escola de vela é aliciante pois permite me por em prática algumas das ideias que tenho vindo a desenvolver ao longo destes 30 anos de envolvimento na vela. Já o fiz em 2004, num clube grande da região de Lisboa e agora poder voltar a lançar esta escola de vela será seguramente gratificante. Poder ajudar a criar um projeto que permite dar a oportunidade aos jovens de experimentar o desporto da vela e a contactar com o mar é muito gratificante. Como treinador tenho feito desde 2000 vários estágios para vela ligeira, fui treinador da Equipa Portuguesa Feminina de MR na sua preparação para Londres 2012, e de 470 feminino (Espanhola e Americana) rumo ao Rio2016."

Carreira desportiva:

  • Medalha de Bronze nos JO Atlanta 96
  • 3 participações em Jogos Olímpicos
  • Bi-Campeão da Europa de 470 (1997, 1998)
  • Vice-Campeão do Mundo 470 (1997)
  • Vice-Campeão Europeu de 470 (1996)
  • Vencedor dos Circuitos Europeu (2013 e 2014) de Soto40
  • Vencedor dos Circuitos Sul Americano (2015) de Soto40
  • 11 títulos de campeão nacional
  • Participação na America’s Cup – Desafio Espanhol

Já pensaste em andar num barco à vela?
Vem experimentar um Batismo de Vela, sentir o vento e o mar a levar-te nos seus sonhos.
Vem experimentar a sensação de andar ao sabor do vento e descobrir uma sensação única de contacto com a natureza.
Aproveita um dia diferente e espectacular na Oeiras Marina.

Nos Batismos pretende-se que os participantes criem o gosto pelo mar, experimentem velejar, sentir o vento e o barco, para que possam depois desenvolver uma maior vontade de se iniciarem nesta modalidade.

Duração do curso:
Os baptismos são experiências diárias com duração de 3 horas.
Horário a combinar
Idades: entre os 7 e os 14 anos

Destina-se a alunos num primeiro contacto com a vela.
Nesta fase pretende-se criar no aluno o gosto pela modalidade, aprender as técnicas básicas da modalidade: a sua nomenclatura, nós, princípios de navegação à vela e de segurança no mar.

Duração do curso:
Os cursos são trimestrais e acompanham os períodos escolares
Sábados ou Domingos das 10:00h às 17:00h (1 aula/semana)
Idades: entre os 7 e os 14 anos

Este curso é o passo seguinte ao da iniciação, para quem frequentou cursos anteriores ou tem alguns conhecimentos de vela.

Nesta fase pretende-se desenvolver o gosto pela modalidade, melhorar a autonomia da navegação à vela e aprofunde os seus conhecimentos e destreza na navegação.

Duração do curso:
Os cursos são trimestrais e acompanham os períodos escolares
Sábados ou Domingos das 10:00h às 17:00h (1 aula/semana)
Idades: entre os 7 e os 14 anos

Inscrições
Todas as inscrições deverão ser efectuadas em formulário próprio e entregue na recepção da Oeiras Marina ou por e-mail escoladevela@oeirasviva.pt. Os alunos actualmente inscritos, terão preferência na inscrição para novos cursos durante o período das renovações de inscrição.

O seguro de acidentes pessoais só estará em vigor após a formalização do processo de inscrição. As inscrições em quaisquer cursos, só serão confirmadas quando pagas e o processo de inscrição completo. O preenchimento dos lugares nas turmas será efectuado pela ordem da recepção das inscrições completa do aluno.

Cancelamento/não realização de curso ou turma
Quando não houver o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, e será efectuada a devolução ao aluno do valor integral da taxa de inscrição paga.
O cancelamento do curso poderá ser efectuado até 24 horas antes do início previsto do mesmo, devendo a Oeiras Viva EM - Oeiras Marina comunicar o cancelamento a todos os alunos inscritos.

Desistências / Cancelamentos
As desistências, deverão ser informadas por escrito à Oeiras Viva EM - Oeiras Marina.
O não comparecimento nas aulas ou o abandono do curso não se classifica automaticamente como desistência nem implica a devolução do valor da inscrição.
Só serão devolvidos os valores pagos pelo curso nos casos em que o cancelamento for informado até uma semana antes do início do curso. Nos casos referentes a problemas de saúde, devidamente comprovados, serão analisados pela Oeiras Viva EM - Oeiras Marina, a quem cabe o direito de aprovar ou não o cancelamento e a devolução dos valores da inscrição.
Quando aprovado o cancelamento, a devolução dos valores irá ser efectuada nos termos seguintes:
Quando a desistência se der até uma semana antes do início do curso será efectuada a devolução do valor total pago.
Quando por problemas de saúde comprovados e aceites pela Oeiras Viva EM - Oeiras Marina e, caso o cancelamento ocorra após o início do curso será restituída parte do valor, deduzindo o montante proporcional ao número de aulas que o aluno tenha entretanto frequentado.

Turmas
A divisão dos alunos por turmas é da exclusiva responsabilidade da Oeiras Viva EM - Oeiras Marina, não podendo garantir-se que participantes amigos, parentes ou conhecidos fiquem no mesmo grupo.
Sempre que possível os alunos serão agrupados por idade e experiência.

Seguro
Todos os alunos estão integrados no seguro de acidentes pessoais da Oeiras Viva EM – Oeiras Marina, afecto a esta actividade.

Responsabilidade
Os custos dos danos causados por si ou por qualquer participante inscrito por si aos bens da Oeiras Viva EM - Oeiras Marina e suas infra-estruturas serão imputados ao agente.
A Oeiras Viva EM - Oeiras Marina não se responsabiliza pelo desaparecimento de bens e valores pertencentes aos alunos, sendo aconselhável que não tragam quaisquer objectos de valor.

Conduta
A Escola de Vela da Oeiras Marina é regida pelos princípios da boa conduta desportiva que devem reger todos os alunos. Assim, os alunos devem seguir todos os princípios da ética desportiva, respeito pelo próximo e valores sociais e ecológicos, respeitando todos estes princípios mantendo um sentido de equipa, valorizando a preservação ambiental e a segurança no mar. Paralelamente a estes valores e colocando em primeiro plano a segurança de todos os alunos, estes terão obrigatoriamente que cumprir com as seguintes indicações:

  • Usar sempre o colete de salvação enquanto estão no mar ou nas imediações do Centro de Actividades Náuticas da Oeiras Marina.
  • Respeitar as orientações do Monitor.
  • Ajudarem-se uns aos outros durante toda a actividade sob a orientação do Monitor.
  • Só poderão entrar e sair da água com a autorização do seu Monitor.
  • Ao final do dia é da responsabilidade dos alunos lavar e arrumar os seus barcos e equipamentos.
  • Levar o equipamento adequado às condições climatéricas, bem como o de segurança.

A Oeiras Viva EM - Oeiras Marina reserva-se ao direito de cancelar a actividade, sem restituição dos valores pagos, a qualquer aluno que não cumpra com estas indicações ou que quebre as regras da boa educação.

Aulas
Se as condições climatéricas não permitirem a realização de uma ou mais aulas (parte prática), as mesmas não serão compensadas. Não estão permitidas as trocas de turma a nenhum dos alunos. Se os alunos faltarem a uma aula a mesma não poderá ser compensada noutro dia ou grupo. Os encarregados de educação, parentes e amigos dos alunos não estão autorizados a participar ou interferir com as aulas.

Direitos de Imagem
Os direitos de imagem pertencem, em exclusivo à Oeiras Viva EM - Oeiras Marina. Ao participarem nos cursos, os alunos concedem automaticamente à Oeiras Viva EM - Oeiras Marina e aos seus patrocinadores e parceiros, o direito de perpetuamente utilizar e mostrar, de tempos a tempos e à sua discrição, qualquer imagem, vídeo, animação ou qualquer outra reprodução de si, captada durante o período de aulas.
Os alunos comprometem-se ainda a não realizar ou permitir nenhum acto de reprodução, comunicação pública ou distribuição de imagens dos cursos e aulas sem a prévia autorização da Oeiras Viva EM - Oeiras Marina.

Poderá consultar aqui a ficha de inscrição.

Os cursos constam de uma parte teórica e uma prática.

Material Obrigatório:

  • Chapéu/boné
  • Camisola
  • T-shirt
  • Calças
  • Meias
  • Protetor solar
  • Fato banho
  • Sapatos ou botas para molhar
  • Impermeável
  • Muda completa de roupa
Apoios
Layer 37.pngapogesdLayer 36.pngLayer 33.pngLayer 34.pngLayer 32.png